Tempos perfeitos
 
Atenção aqui. Esses tempos verbais são extremamente comuns em inglês e causam uma grande confusão aos não nativos. Primeiro você deve se lembrar que você está falando/lendo em inglês, por isso você está tendo contato com uma regra gramatical estrangeira, diferente. Então você deve analisar o contexto de seu uso e identificar os verbos auxiliares, eles irão lhe ajudar.
 
PRESENT PERFECT
 
Sujeito   +   HAVE/HAS    +   Participle (Verbo Principal)    +    Complemento
          They            have                     gone                                                   to the event.
Esse tempo verbal expressa a idéia de que algo aconteceu no passado, porém você não sabe quando, nem pode ou nem tem uma informação que expresse a idéia de passado (normalmente uma palavra - ontem, semana passada, dois dias atrás).
 
Ele tem os verbos auxiliares:
HAVE
HAS
I
HE
YOU
SHE
WE
IT
THEY
 
 
Eles não têm tradução para o português. Você os usa na oração para expressar a idéia de que a ação aconteceu no passado, mas você não sabe quando; não é que você está omitindo essa informação, é que você realmente não sabe quando ocorreu a ação, só que ela aconteceu no passado.
Além dos verbos auxiliares que devem ser usados, você terá que mudar o verbo principal (aquele que indica a ação) para forma de PAST PARTICIPLE ( PARTICÍPIO) dele, sendo obrigatória essa mudança para indicar o tempo verbal PRESENT PERFECT.
 
Veja o exemplo abaixo:
The scientist HAS proved his theory. (O cientista provou teoria dele)
 
Diga para nós quando ele provou? Você não sabe quando, mas sabe que foi no passado, pois a estrutura da oração apresentou essa informação (estrutura do PRESENT PERFECT).
A tradução será igual a do PASSADO SIMPLES, mas com a diferença que no PASSADO SIMPLES você pode usar ou não uma informação (palavra, data etc.) que diga quando ocorreu a ação, mas no PRESENT PERFECT você não sabe quando ocorreu a ação.
 
Veja outro exemplo:
Someone HAS  left the coat on the back of the chair.
Alguém deixou o casaco no encosto da cadeira.
 
                        Quando? Não sabemos, mas sabemos que a ação aconteceu no passado.
 
Veja a estrutura:
Sujeito    +    HAVE/HAS    +     verbo principal no particípio    +     complemento (afir.)
 
Sujeito    + HAVE/HAS NOT +   verbo principal no particípio +     complemento (neg.)
 
HAVE/HAS    +   Sujeito    +     verbo principal no particípio    +     complemento? (int.)